Informações de NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO
NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO
Associação condena veementemente à agressão sofrida pelo auditor interno da CODER
Autor: ASCOM/AUDICOM-MT
Fonte: ASCOM/AUDICOM-MT
A Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT) expressa publicamente o seu repúdio ao lamentável ataque sofrido pelo servidor Marcelo Miranda, Auditor Interno da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), que é membro da AUDICOM-MT. O fato ocorreu na manhã do dia 9 de junho de 2023, conforme consta no Boletim de Ocorrência registrado.
O abominável ataque, que envolveu agressões verbais, físicas e até ameaça de morte, foi praticado por um servidor da CODER, supostamente motivado pelo trabalho de auditoria desenvolvido pelo Auditor Interno, o qual apura possíveis pagamentos irregulares de horas extras na entidade.
A AUDICOM-MT reforça a importância do trabalho desempenhado pelos Auditores e Controladores internos no combate à corrupção e na garantia da transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos. Não podemos permitir que atos de violência e intimidação atinjam aqueles que se dedicam à defesa do interesse público e ao cumprimento das leis.
Dessa forma, a AUDICOM-MT adotará as seguintes medidas, dentre outras que se fizerem necessárias:
1. Solicitar à CODER a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o comportamento do servidor agressor e requerer medidas de proteção à integridade física e emocional do Auditor Interno Marcelo Miranda e de sua família.
2. Notificar o Prefeito Municipal de Rondonópolis e o Presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, cobrando o acompanhamento do respectivo PAD e a adoção de providências para garantir a segurança do servidor Auditor Interno e de seus familiares.
3. Comunicar ao Ministério Público, ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso e ao Conselheiro Relator, solicitando o acompanhamento do PAD e medidas de proteção ao Auditor Interno e sua família. Ainda, sugerir a abertura de tomada de contas especial, no âmbito da Corte de Contas Estadual para investigar possíveis irregularidades no pagamento de horas extras objeto da auditoria interna.
A AUDICOM-MT atuará com rigor para coibir atos como o ocorrido, e defenderá de forma enfática que seja aplicada uma punição exemplar ao autor das agressões e ameaças. Ressaltamos que o Auditor Interno Marcelo Miranda da CODER não enfrenta essa situação sozinho. Estamos juntos na luta por justiça, segurança e valorização destes importantes profissionais.
Diretoria da Audicom-MT.