Mato Grosso perde um dos maiores nomes do controle interno municipal: Eloir Padilha

Créditos Foto: Arquivo AUDICOM

O controle interno municipal, em Mato Grosso, perdeu um dos seus maiores nomes. Eloir Luiz Padilha, com uma trajetória marcada pela postura ética e pela coragem de cumprir seu papel como controlador do Município de Bom Jesus do Araguaia (850 km distantes de Cuiabá), foi vencido na luta contra o câncer, no dia 19/03/2021 (sexta-feira).

Em 2017, Eloir teve seu trabalho cerceado pelo então prefeito municipal, que depois chegou a perder o mandato por crimes eleitorais e irregularidades cometidas durante a gestão. Irregularidades essas que o controlador Eloir denunciou e que deflagrou toda uma série de perseguições contra ele por ter cumprido seu dever conforme preconizado pela Constituição Federal. 

Entre as manifestações das perseguições contra Eloir estiveram dois injustos Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) e a vedação expressa para que o controlador tivesse acesso aos sistemas informatizados da prefeitura, tudo isso como resposta à atuação do controlador. 

Eloir contou com o irrestrito apoio da Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM) junto ao Tribunal de Contas do Estado para ter suas prerrogativas asseguradas. Em maio de 2018, uma decisão do TCE-MT garantiu que Eloir voltasse a ter acesso integral aos sistemas informatizados do Município de Bom Jesus do Araguaia. A Corte de Contas também barrou que o PAD contra o controlador tivesse continuidade.

Apesar de toda exposição e ameaças que sofreu, Eloir jamais se furtou dos valores republicanos e das questões éticas que ele estabeleceu como norte da sua existência e atuação profissional. Tanto é fato isso que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Dr. João Motta foi solidário a causa do nobre companheiro e também o Ministério Público Federal reconheceram que sua atuação era dignada e respeitada. O mesmo foi o grande articulador das parcerias que o hoje a AUDICOM-MT possui junto ao MPE/MT e MPF unidade MT.

Além do compromisso que tinha com sua carreira, Eloir também manifestava compromisso com a coletividade, razões pelas quais fez parte da diretoria da AUDICOM-MT como diretor regional e como diretor de ética. 

A AUDICOM-MT manifesta profundo pesar e lamenta a morte deste que foi um dos maiores expoentes do controle interno municipal, em Mato Grosso, e que marcará para sempre a história com seu exemplo, destemor e garra para defender seus valores e o controle interno como eficaz ferramenta em favor da gestão pública e instrumento de políticas públicas em prol dos cidadãos. 

Com pesar, 
Diretoria AUDICOM

Publicado em: 05/04/2021 Autor: Vinicius Bruno Fonte: Assessoria AUDICOM-MT
  • Tags:
  • AUDICOM-MT
  • Eloir
  • Eloir Padinha
  • Controle Interno
  • Controlador
  • luto
  • Bom Jesus do Araguaia
Notícias relacionadas