Informações de Ferramentas de Ouvidoria gratuita oferecidas pela CGU garantem economicidade a municípios

Ferramentas de Ouvidoria gratuita oferecidas pela CGU garantem economicidade a municípios

CONTROLE SOCIAL

Publicado em 25/04/2019

Autor: Vinícius Bruno

Fonte: VB Assessoria | Com informações da CGU

Legenda:

Autor: Ilustração

A diretoria da AUDICOM-MT iniciou um trabalho de fomento junto aos municípios, por meio dos auditores e controladores internos, para que conheçam três oportunidades para o fortalecimento do controle social e aprimoramento da gestão pública. Tratam-se de ferramentas disponibilizadas gratuitamente pela Controladoria-Geral da União (CGU), que permitem às prefeituras, câmaras municipais, secretarias e autarquias utilizarem de plataformas de ouvidoria. 

A primeira ferramenta é o Sistema e-OUV Municípios, que permite ao cidadão realizar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios, tudo de forma simples, rápida e digital, por meio da plataforma que ficará disponível junto ao site da prefeituras, câmaras municipais, secretarias ou autarquias. 

A plataforma também permite organizar o serviço público de ouvidoria de forma descentralizada, mas totalmente integrada em uma única base dados na nuvem. Com isso, é possível ter uma ouvidoria geral e várias outras ouvidores setoriais.

"Cada setorial pode contar com um ou mais responsáveis para ouvir e orientar o cidadão. Um servidor especializado e localizado na secretaria. Facilitando a interação e solução. Tudo o que acontece na ouvidoria setorial pode ser monitorada na ouvidoria geral, que consolida as informações, servindo de base de conhecimento das principais demandas do município", explica Angelo Silva de Oliveira, presidente da AUDICOM.

Em Mato Grosso, um exemplo de utilização do e-OUV é a Prefeitura de Várzea Grande, onde já foram feitas 621 manifestações, das 585 já foram respondidas e 36 ainda estão em tratamento. Dentre os tipos de manifestações a maioria foi de solicitação, feitas por 227 pessoas. Em seguida, o maior número de demandas é de reclamações, totalizando 206 manifestações. 

As demandas registradas através da plataforma e-OUV são traduzidas em forma de estatísticas junto a uma segunda ferramenta, que é o Painel Resolveu?. Nesta plataforma, gestores e cidadãos podem acompanhar o número de registros, sua tramitação, os que já foram resolvidos entre outras informações. A ferramenta também permite ao gestor visualizar a eficiência de resolução dos atendimentos feitos à população. 

A terceira ferramenta que auxilia neste processo é o Proforte, que é um programa de fortalecimento das ouvidorias por meio de treinamentos, que podem ser realizados de duas formas em parceria com a CGU, que são os cursos personalizados ou pelo Profoco, que é a oferta regular da Política de Formação Continuada em Ouvidorias. 

"Com a utilização destas ferramentas, o gestor comprometido com a boa gestão pode fortalecer o controle social e melhorar seu desempenho a partir da participação dos cidadãos. Essas ferramentas também garantem economicidade para o município, já que são totalmente gratuitas", ressalta Angelo.

Saiba mais

Para conhecer melhor as platarformas é possível acessar no site do Sitema e-Ouv aquijá o Painel Resolveu? pode ser acessado aqui. Mais informações sobre o Proforte, aqui

Ferramentas de Ouvidoria gratuita oferecidas pela CGU garantem economicidade a municípios
AUDICOM-MT
OUVIDORIA