Informações de Diretoria da AUDICOM-MT participa de seminário sobre desiquilíbrio fiscal do Estado
Diretoria da AUDICOM-MT participa de seminário sobre desiquilíbrio fiscal do Estado
Autor: Assessoria
Em importante debate sobre a atual situação financeira de Mato Grosso, que está em situação de desequilíbrio fiscal, membros da diretoria da AUDICOM-MT participaram do Seminário Ajuste Fiscal ou Desgoverno – Equilíbrio, Transparência e Eficiência – realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Poder Executivo estadual. O evento elucidou as medidas que o Governo tem adotado para buscar o contingenciamento dos gastos públicos e alcançar o reequilíbrio econômico das contas estaduais.
O presidente de honra Hebertt Villarruel, que é controlador interno do município de Alta Floresta, a vice-presidente Alyna Ferreira Amaral, que é controladora interna do município de Santo Afonso, e a controladora interna de Carlinda, Pamela Eger, que é diretora da Região Norte, participaram do evento e representaram os mais de 200 associados da AUDICOM-MT.
"Em tempos de instabilidade financeira pela qual passa o Estado, a discussão em torno do reequilíbrio fiscal é extremamente oportuna, visto que nós, enquanto controladores internos dos municípios temos papel institucional inafastável de buscar o constante equilíbrio das contas públicas", avalia Hebertt Villarruel.
O evento contou com explanações que trataram sobre responsabilidade fiscal, limites de gastos, as consequências da crise financeira no Estado e os desafios da gestão de controle.
"O reequilíbrio do Estado de Mato Grosso é fundamental para que os municípios também estejam equilibrados, com os repasses em dia e com as políticas públicas sendo colocadas em prática. E neste ponto, nossa atuação enquanto auditores e controladores internos dos municípios é fundamental, pois somos responsáveis por verificar a eficiência da aplicação do recurso público por meio do controle de contas", especifica a vice-presidente da AUDICOM-MT, Alyna Ferreira Amaral.
Para a diretora da Região Norte Pamela Eger o seminário foi uma oportunidade de conhecer mais de perto as ações que o Estado está empreendendo para tentar consolidar o reequilíbrio fiscal. "E serve de exemplo para que nós, nos municípios, busquemos ter sempre em prática as diretrizes do equilíbrio fiscal, que só é possível de ser verificado com um efetivo controle de contas autônomo e eficaz".
O seminário contou com a explanação do governador Mauro Mendes, secretário de Fazenda (Sefaz), Rogério Gallo, ministro do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira, conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Valdecir Pascoal. Para falar do case de superação do desequilíbrio fiscal no Estado do Espírito Santo, esteve presente no evento o ex-governador, Paulo Hartung, e o ex-secretário de Fazenda, Bruno Fuchal.
O seminário foi conduzido e mediado pelo presidente do TCE-MT, Domingos Neto, pelo conselheiro Luiz Henrique Lima, conselheiro Moisés Maciel, procurador Geral de Contas, Alisson Alencar, e como debatedor o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.