Informações de Controlador interno do Poder Executivo de Juscimeira é nomeado diretor da Região Sul da AUDICOM
Controlador interno do Poder Executivo de Juscimeira é nomeado diretor da Região Sul da AUDICOM
A Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT) nomeou o controlador interno Diego Paranhos Correia para o cargo de diretor da Região Sul.
Diego é controlador há seis anos no Poder Executivo do município de Juscimeira e destaca a importância de representar a associação na região.
"A AUDICOM sempre atua para que haja a autonomia das controladorias municipais, de modo que os controladores e auditores possam desempenhar sua função de maneira efetiva, na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade na gestão dos recursos públicos, conforme determina a Constituição Federal de 1988", destaca.
O novo diretor afirma ainda que vai contribuir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela AUDICOM e declara: "Como diretor da região Sul, atuarei juntamente com os demais membros para o reconhecimento da nossa carreira, conscientizando os gestores municipais de que as controladorias são fundamentais para a boa governança pública, pois por meio de relatórios e recomendações são propostas melhorias para o aperfeiçoamento dos processos corporativos”, enfatiza.
O presidente da AUDICOM, Leonardo Luiz Artuzi, deseja boas-vindas à Diego Paranhos na diretoria e enfatiza que o controlador tem muito a contribuir com a defesa dos interesses da carreira. “Diante da busca pela constitucionalização do sistema de controle interno dos municípios, a AUDICOM pretende continuar com afinco o trabalho de luta para que o controle interno jamais seja enfraquecido”, pontua.
Atuação da AUDICOM na Região Sul
Formada por 28 municípios, a Região Sul é onde se concentra a maior parte da atividade de combate às irregularidades no Sistema de Controle Interno feita pela AUDICOM. A região é composta por: Diamantino, Nobres, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Jaciara, Santo Antônio do Leverger, Juscimeira, Rondonópolis, Água Boa, Poconé, Barão de Melgaço, Pedra Preta, ltiquira, Guiratinga, Torixoréu, Riberãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Araguaia, Alto Taquari e Chapada dos Guimarães.
Das ações judiciais de interesse da AUDICOM está em julgamento a Ação Civil Pública contra o município de Várzea Grande, da qual a associação interviu como amiga da corte; também há Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o mesmo município, cujo recurso extraordinário foi apresentado pela associação junto ao Supremo Tribunal Federal.
A AUDICOM também é amiga da corte na
Ação Popular de autoria da vereadora Edna Sampaio, que visa regularizar o cargo de controlador geral do município de Cuiabá.
Há ainda a Ação Civil Pública contra Rondonópolis, de autoria do Ministério Público do Estado, e na qual a AUDICOM é amiga da corte. Contra o município também foram postuladas duas ADIs pela associação, julgadas procedentes por unanimidade pelo Órgão Especial do TJMT e que proibiram comissionados no sistema de Controle Interno. Também pesa contra Rondonópolis a Representação de Natureza Interna no Tribunal de Contas do Estado, instaurada após denúncia da AUDICOM.