Informações de AUDICOM nomeia controlador de Cocalinho para a direção da Região do Araguaia
AUDICOM nomeia controlador de Cocalinho para a direção da Região do Araguaia
Autor: Vínicius Bruno
Fonte: ASCOM / AUDICOM-MT
A Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM) nomeou o controlador interno do Poder Executivo do município de Cocalinho, Jailson Evangelista Bezerra, para o cargo de diretor da Região do Araguaia.
Há oito anos na carreira, Jailson avalia a importância da conscientização dos membros do controle interno municipal para que fortaleçam a luta que vem sendo travada pela AUDICOM em nome do fortalecimento da carreira.
“Precisamos agregar para somar, mantermos nossas contribuições em dia e desenvolver mecanismos de ação junto às demandas existentes, além de manter contato com todos filiados para ouvir suas demandas e dificuldade junto aos gestores e para que sejam assistidos pela a Audicom diante de suas dificuldades”, aponta o novo diretor.
Jailson destaca que o protagonismo assumido pela AUDICOM é fundamental para superar os obstáculos enfrentados nos municípios. “Por isso, devemos agregar para somar e fortalecer nossa classe. Também precisamos ser reconhecidos pela sociedade como parceiros e contar com seu apoio na luta por boa gestão e aplicação dos recursos públicos, e assim, atingir o objetivo que é o bem comum”.
O presidente da AUDICOM, Leonardo Luiz Artuzi deseja boas-vindas ao novo diretor da Região do Araguaia e defende que as diretorias regionais ocupam papel estratégico para associação. “Dadas as dimensões continentais do nosso Estado, os diretores regionais assumem importante papel de comunicar, orientar, estimular e somar aos associados dos municípios que pertencem às suas regiões. Sendo assim, diante de uma verdadeira rede de luta pelo controle interno municipal, a AUDICOM cada dia mais se fortalece e ganha forças para lutar pelos seus objetivos”, pontua.
AUDICOM na região do Araguaia
O diretor da região do Araguaia tem a missão de coordenar os trabalhos da AUDICOM juntos aos municípios: Santa Cruz do Xingú, Vila Rica, São José do Xingú, Confresa, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, Luciara, Canabrava do Norte, São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Querência, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte, Canarana.
A região também tem grande atividade da associação que dentre as conquistas históricas garantiu junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que no ano de 2018, a Prefeitura de Bom Jesus do Araguaia readmitisse o controlador interno Eloir Luiz Padilha, que veio a falecer em março de 2021. Padilha chegou a ser exonerado – após um procedimento administrativo disciplinar eivado de irregularidades e sem fundamento – que sofreu por ter exercido sua função institucional e, com isso, passou a sofrer perseguição política do então prefeito do município que depois chegou a ter o mandato cassado por improbidade.
O Caso Eloir – que foi diretor da AUDICOM na região – marcou o fortalecimento das lutas da AUDICOM que passou a sistematizar o combate contra as irregularidades nos sistemas de controle interno dos municípios, fazendo uso das ações judiciais e representações junto ao TCE como principais ferramentas de combate às fragilidades que ainda ameaçam o controle interno municipal no Estado.
Também é da Região do Araguaia, o controlador interno do município de Gaúcha do Norte, Elias André de Lima, que faleceu em agosto de 2021, e que também sofreu duras perseguições políticas por exercer sua função naquele município. Elias atuou como diretor da Região Araguaia e apesar das injustiças que sofreu, não retroagiu em seus deveres e valores como controlador.