Informações de Audicom-MT participa do 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno

Audicom-MT participa do 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno

Com foco em integração e capacitação, a entidade reforça parceria com a CGE e destaca a importância do controle interno estratégico para a boa governança pública.

Publicado em 03/11/2025

Atualizado em 03/11/2025

Autor: ASCOM/AUDICOM-MT

Fonte: CGE-MT (adaptado)

Legenda:

Autor: CGE-MT

A Audicom-MT participou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, do 2º Encontro Mato-grossense de Controle Interno, realizado pela Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT), em Cuiabá. O evento reuniu cerca de 250 participantes – representantes de 30 municípios mato-grossenses e convidados da Bahia – para discutir governança, riscos, integridade e inovação aplicada ao controle interno. 

Inovação e novos desafios pautaram a agenda

Com o tema “Controle Interno Estratégico: Governança, Riscos e Integridade”, a programação apresentou debates sobre inteligência artificial, auditoria estratégica, modelos de governança e competências comportamentais para ambientes de controle. A abertura conduzida pela CGE-MT enfatizou a cooperação, em especial com a Audicom-MT, como alicerce para a troca de experiências e fortalecimento institucional. Para ampliar o acesso, todo o evento foi transmitido ao vivo e segue disponível no canal da CGE-MT no YouTube (períodos matutino e vespertino).

Presença institucional da Audicom-MT

Em nome da Audicom-MT, o Presidente Robson Máximo da Costa ressaltou a prioridade dada à capacitação de controladores municipais, sublinhando que a qualificação contínua melhora a entrega das políticas públicas. “Queremos fortalecer a parceria com a CGE, com foco na capacitação dos controladores municipais”, registrou Robson Máximo.

A participação da Audicom-MT acompanhou uma agenda institucional com especialistas de diversas regiões e organizações do país. Pela manhã, o auditor federal Rafael Bittencourt (TCU) apresentou aplicações e limitações da IA generativa no controle interno e, na sequência, Rodolfo Serrano (CGE-PB) discutiu tendências e desafios da auditoria interna governamental. À tarde, Diocésio Sant’Ana (STJ) tratou de comunicação não violenta em auditoria; Cecília Fonseca (CGDF) detalhou o modelo GovNova DF, com foco em governança e inovação; e Paulo Farias (CGE-MT) abordou o controle interno como pilar estratégico de confiança na Administração Pública. As sessões evidenciaram a necessidade de competências técnicas e comportamentais para um controle estratégico e preventivo. Agenda que a Audicom-MT vem priorizando em suas ações de capacitação e articulação institucional

Integração e aprendizado

A Audicom-MT destaca que os controladores internos municipais presentes avaliaram positivamente o encontro, destacando integração, aprendizado e troca de experiências entre servidores das áreas de controle interno. O evento reforçou a cultura de integridade no serviço público e o papel do controle interno na geração de confiança e transparência para a sociedade. 

Próximos passos da Audicom-MT

A partir das discussões, a Audicom-MT reafirma seu compromisso com a agenda de capacitações para controladores municipais, com foco em boas práticas, governança, gestão de riscos e integridade, em cooperação com a CGE-MT e demais parceiros institucionais. A entidade seguirá apoiando iniciativas que aproximem o controle interno do cidadão, com ênfase em resultados mensuráveis e valorização das carreiras.

CONTROLE INTERNO
FORTALECIMENTO
CAPACITAÇÃO
MELHORES POLÍTICAS PÚBLICAS