Informações de AUDICOM-MT participa de agendas no TCE-MT e na Rede de Controle
AUDICOM-MT participa de agendas no TCE-MT e na Rede de Controle
Autor: ASCOM/AUDICOM-MT
Fonte: ASCOM/AUDICOM-MT
No dia 28 de agosto de 2025, a Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (AUDICOM-MT) esteve presente em duas importantes agendas institucionais em Cuiabá, consolidando seu papel de articulação e fortalecimento das controladorias municipais junto aos órgãos de controle.
Agenda da manhã – SEGECEX/TCE-MT
Pela manhã, a diretoria da AUDICOM-MT, representada pelo presidente Robson Máximo e pelo secretário-geral Adriano Costa, participou de reunião com a Secretaria-Geral de Controle Externo (Segecex) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conduzida pela secretária-geral Patrícia Leite Lozich e equipe técnica.
Entre os encaminhamentos, destacam-se:
- análise da possibilidade de conceder aos controladores internos acesso às trilhas de capacitação desenvolvidas pelo TCE-MT, padronizando práticas de atuação;
- análise da possibilidade de oferta de capacitações exclusivas e direcionadas a atuação dos auditores e controladores internos;
- inclusão no cronograma de atividades da SEGECEX – para o último trimestre de 2025 – da análise e eventual revisão do Anexo I da RN 33/2012;
- reconhecimento da sobrecarga de exigências às controladorias, destacando e edição da Portaria nº 84/2025 pelo TCE-MT para mitigar duplicidades/demandas dos jurisdicionados.
Agenda da tarde – Rede de Controle
No período vespertino, a AUDICOM-MT também participou da Reunião Ordinária da Rede de Controle da Gestão Pública de Mato Grosso, realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O encontro reuniu representantes de instituições de controle e fiscalização para alinhar estratégias conjuntas e reforçar diretrizes de atuação integrada com a integridade e a boa governança pública.
foram apresentadas iniciativas voltadas à educação e ao fortalecimento da cultura de integridade. Um dos destaques foi o plano de ação educativa que pretende conscientizar jovens sobre a importância o fortalecimento da democracia. A proposta prevê visitas guiadas a órgãos da administração, aproximando estudantes da estrutura do Estado.
Também foi discutido um plano técnico que auxiliará os municípios na elaboração de seus próprios planos de integridade, fortalecendo a ética e a responsabilidade na esfera local.
Fortalecimento institucional
O presidente da AUDICOM-MT, Robson Máximo, destacou as agendas de 28 de agosto como um marco no diálogo entre os controladores internos e as instituições de controle externo, reafirmando o papel da entidade como elo estratégico entre os municípios e os órgãos de fiscalização.
“Esses encontros permitem alinhar expectativas, compartilhar experiências e, sobretudo, construir soluções conjuntas para os desafios da gestão pública municipal. Esse protagonismo é fundamental para que as controladorias não apenas cumpram seu papel legal, mas avancem em efetividade e reconhecimento”, afirmou Robson Máximo.
O esforço da AUDICOM-MT revela um movimento mais amplo: o de posicionar as controladorias municipais como atores centrais no debate sobre governança e integridade. Ao se projetar nesses fóruns, a entidade não apenas defende sua categoria, mas também reafirma que o fortalecimento do controle interno é condição essencial para uma gestão pública mais eficaz e reconhecida pela sociedade.