Informações de Audicom-MT comemora o sucesso do 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de MT
Audicom-MT comemora o sucesso do 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de MT
Evento pioneiro reuniu mais de 350 profissionais na Escola Superior de Contas do TCE-MT e reforçou que controle fortalecido é base para políticas públicas eficientes.
Autor: ASCOM/AUDICOM-MT
Fonte: ASCOM/AUDICOM-MT
A Associação dos Auditores e Controladores Internos dos Municípios de Mato Grosso (Audicom-MT) organizou, em 29 de outubro de 2025, o 1º Fórum de Auditores e Controladores do Estado de Mato Grosso, realizado no auditório da Escola Superior de Contas do TCE-MT, em Cuiabá-MT. A programação atraiu mais de 350 profissionais do controle interno e externo, com foco em inovação, eficiência e transparência na gestão pública.
Com caráter pioneiro, o Fórum consolidou a integração entre instituições e carreiras do controle. O tema que norteou o encontro — “Controle fortalecido: base para políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas” — foi divulgado nas comunicações oficiais do evento e alinhou os quatro painéis da agenda.
Na abertura, o Presidente da AMM, Leonardo Bortolin, enfatizou que o controle interno deve ser reconhecido como parceiro estratégico da gestão municipal: “Não podemos esperar resultados de excelência sem garantir estrutura e reconhecimento”. Já o Presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que os mecanismos de controle são instrumentos de desenvolvimento e que a integração entre instituições deve avançar em favor do cidadão.
A programação abordou temas como políticas públicas baseadas em evidências, prerrogativas das carreiras de auditoria e controle, uso de Inteligência Artificial no setor público, e ainda abordou a ameaça de infiltração de facções criminosas em estruturas do Estado.
"Ao mediar o painel sobre a ameaça de infiltração de facções na máquina estatal, reforçamos que prevenção, integridade e cooperação interinstitucional são linhas inegociáveis. Assim, saímos deste encontro com compromissos de porporcionar capacitações periodicamente junto aos nossos apoiadores, padronização de boas práticas e defesa das prerrogativas das carreiras de auditoria e controle", disse o Presidente da AUDICOM-MT, Robson Máximo. Que ainda completou, "o recado foi claro: quando o controle, em especial, o controle interno, é capacitado, valorizado e integrado, a gestão pública ganha eficiência, transparência e capacidade de proteger o interesse coletivo.”
O Fórum reforçou uma agenda comum de capacitações e cooperação entre associações e órgãos apoiadores, com foco em transparência, integridade e governança. Para ampliar o acesso, todo o evento foi transmitido ao vivo e segue disponível no canal do TCE-MT no YouTube (períodos matutino e vespertino).
A Audicom-MT seguirá articulando com a AUDIPE-MT e a ASSAE-MT, bem como os demais aporiadores (AMAI-Camaçari/BA, AMM, ANTC, CGE-MT, CGU, FENAUD, FONACATE, TCE-MT, TCU e UNACON-Sindical), e parceiros (Academy Brasil, Editora Fórum e MPX Brasil), mais ações para aperfeiçoar o controle interno municipal, priorizando a formação contínua de profissionais e a troca de boas práticas com o sistema de controle externo.
Sobre a Audicom-MT
A Audicom-MT atua na defesa das prerrogativas da carreira, na promoção de boas práticas de controle interno e na valorização dos profissionais que zelam pela correta aplicação dos recursos públicos em favor da sociedade.