Informações de Voz do Presidente | Da exaustiva luta à gloriosa vitória
Voz do Presidente | Da exaustiva luta à gloriosa vitória
Chegamos ao fim de mais um ano, que se resumiu em árdua luta pelas nossas prerrogativas, enquanto auditores e controladores internos municipais. Em 2018, tivemos a oportunidade de nos aproximar mais dos cidadãos por meio do aprimoramento de nossas ações de comunicação e de participação ativa de debates que foram oportunos para que nossa categoria se fortalecesse e demonstrasse sua missão constitucional à opinião pública.
A AUDICOM-MT encerra mais este ciclo desfrutando do afã de ser uma organização reconhecida, respeitada e lembrada como aquela que defende de forma primaz essa importante categoria de servidores públicos.
São quatro anos de atuação da AUDICOM-MT, e ainda temos muito pelo que lutar. Sabemos que os desafios do controle interno são exaustivos e chegam a ser temerosos em dadas situações, nas quais percebemos gestores públicos se apoderarem da coisa pública como se fossem proprietários.
E por essa situação, que em muitos municípios ainda encontramos péssimas condições de trabalho para os controladores internos, falta de recursos humanos, financeiros e ambientes sadios de trabalho, sem elencar as diversas formas de perseguições e barreiras que deflagram contra o desempenho de nossa função.
Por essa razão, caros colegas é que precisamos focar em 2019, unir forças e cada vez mais elevar nosso grau de participação social para defender mais que os interesses da nossa categoria, e sim os da sociedade de um modo em geral, já que cada ato que fazemos como auditores e controladores internos municipais é preservar o patrimônio público, além de garantir que o dinheiro proveniente da contribuição dos cidadãos seja aplicado na forma de políticas públicas sérias e benéficas à população.
É imperioso destacar que em tempo de árduo clamor social pelo combate à corrupção, temos a missão de combater pela raiz esse mal que se aloja na máquina pública. Sabemos que não é fácil enfrentar o sistema do “jeitinho”, da falcatrua, impermeado de pessoas que infelizmente enxergam no erário público uma oportunidade de se enriquecer ilicitamente ou tirar vantagem particular ou em prol de sua repudiada grei.
Encerro aqui meu mandato como presidente da AUDICOM-MT e agradeço a cada colega auditor (a) e controlador (a) que me auxiliou nesta missão. Foram anos de inestimável aprendizado e batalhas, a maioria delas findadas de forma gratificante e gloriosa, não em mérito próprio, mas de toda uma categoria de homens e mulheres que se dedicam todos os dias para fazer dos municípios locais livres dos erros e dos abusos, que porventura se manifestam contra a boa aplicação do dinheiro público.
Quero desejar que a próxima diretoria mantenha o foco e a coragem para lidar com os desafios que existem em defender as prerrogativas da nossa categoria. Estejam certos que ao fim tudo termina bem, quando durante o percurso se faz o melhor para se alcançar os objetivos.
Aos colegas deixo minha gratidão pelo companheirismo e pela confiança depositada ao longo destes anos que presidi a AUDICOM-MT. Agora seguirei novos horizontes, cuja missão também será árdua. E espero que por ora este seja um até logo. Muito obrigado, e tenham um feliz 2019.
Com estima!
Hebertt Villarruell, presidente da AUDICOM-MT.