Informações de Voz do Presidente | Auditores internos, sempre prontos para servir!
Voz do Presidente | Auditores internos, sempre prontos para servir!
Neste dia 20 de novembro, comemoramos o Dia do Auditor Interno, uma data que é muito importante para nós da AUDICOM, já que somos uma associação de auditores e controladores internos dos municípios de Mato Grosso.
Ser auditor interno é zelar pela transparência, monitoramento e fiscalização, três pilares que são estabelecidos pela Constituição Federal (1988). A Carta Magna também dispõe que para esta função ser exercida deve ser assegurada a “autonomia”, um fator que a AUDICOM tem lutado incansavelmente para acontecer em cada município do Estado.
Na prática, os auditores internos são responsáveis por controlar a correta aplicação dos recursos públicos. Por isso, que o auditor e controlador devem ser concursados de carreira, para que sua atuação não seja prejudicada ou influenciada por critérios políticos ou subjetivos.
O auditor interno é o primeiro a lutar contra a corrupção, é quem tem a prerrogativa de representar junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), caso seja constatada a permanência de uma irregularidade, mesmo após o chefe do Poder Executivo ou Legislativo ter sido admoestado `a realização da correção.
Mas eis o grande desafio da carreira! Infelizmente ainda não temos toda a estrutura que precisamos para garantir que as premissas constitucionais sejam cumpridas com o devido êxito. Em Mato Grosso, a realidade das Unidades de Controle Interno (UCI) ainda são, na maioria das vezes, precárias, com um ou dois auditores e controladores, em média, e muitas vezes apenas um servidor para auxiliar na grandiosa missão de auditar e controlar recursos milionários a serem aplicados pelo poder público.
A efetividade do nosso trabalho está diretamente ligada à qualidade das políticas públicas que vão ser oferecidas aos cidadãos. Se o projeto de uma creche, uma escola, um posto de saúde sai do papel e passa a atender o bairro ou o município, tenha certeza, que por trás disso, um auditor interno fez seu papel, e verificou se aquele recurso foi realmente aplicado.
Por outro lado, é importante frisar que em razão das condições aquém daquelas que seriam ideais para a exitosa aplicação do controle interno, infelizmente, ainda vemos casos de corrupção que ocorrem Brasil a fora. Mas podemos indagar: teria o controle interno falhado nestes casos?
E minha resposta é: não. Devemos entender que um controle interno enfraquecido é resultado de um sistema político corrompido, desgastado e que pouco investe nos mecanismos de controle. E a razão disso é clara, quanto menos autonomia tiver o controle interno, maiores são as possibilidades de desvios na administração pública.
E mesmo diante desses desafios, os auditores internos dos municípios de Mato Grosso têm demonstrado coragem, enfrentado perseguições políticas, além de ameaças à própria vida. Cumprir essa responsabilidade em meio a este contexto é de fato uma demonstração de amor à carreira e de dedicação ao que é público.
A AUDICOM junto dos auditores e controladores internos não tem se esquivado dessa luta. Estamos atentos para as necessidades de cada colega, e nossa atividade enquanto associação tem sido buscar meios para aprimorar nosso trabalho se utilizando de ferramentas acessíveis como novas tecnologias, aprimoramento profissional e defesa irrestrita às nossas prerrogativas, pela nossa autonomia e possibilidade de atuação, tudo isso, porque acreditamos que a união é um elemento indispensável nas nossas lutas.
E por essas razões é que neste 20 de novembro, a Diretoria da AUDICOM parabeniza cada colega auditor interno. Desejamos que continuem destemidos em exercer o controle interno com a valentia de mulheres e homens que enfrentam riscos cotidianos, mas não se esmorecem. Vocês são guerreiras e guerreiros vitoriosos. E contem sempre com a AUDICOM para vencer cada desafio.
Angelo Silva de Oliveira – Presidente da AUDICOM-MT